domingo, 24 de janeiro de 2010

Ernst Gombrich - História da arte

Entre as dezenas de estudiosos que se lançaram à aventura de contar a História da Arte, o austríaco Ernst Gombrich é o único que o fez sem deixar-se contaminar pelos entediantes impasses teóricos e conceituais que dominam as discussões sobre a produção artística desde 1950.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ciro Flamarion S. Cardoso - O Egito Antigo

Fugindo das abordagens convencionais do Egito Antigo, que costumam apresentá-lo como um mundo encantado de pirâmides mágicas, este livro analisa diretamente as estruturas econômico-sociais e a história política da civilização egípcia. O estudo desses 2700 anos de estabilidade em língua, organização social e política, é desmitificador além de ser imprescindível para o entendimento do estágio intermediário entre uma organização tribal e uma sociedade de classes, regulada pelo Estado.

DOWNLOAD AQUI

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Eric Hobsbawm - A era das revoluções

Hobsbawm mostra, neste livro, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial Inglesa abriram o caminho para a renascença das ciências, da filosofia, da religião e das artes; mas não conseguiram resolver os impasses criados pelas fortes contradições sociais, que transformaram este período numa conturbada fase de movimentos revolucionários.


DOWNLOAD AQUI

Eric Hobsbawm - A era dos Impérios

Uma análise dos anos que definiram o mundo no século XX, quando um longo período de paz, expansão capitalista e dominação européia desembocou em guerra e crise. Hobsbawm integra a cultura, a política e a vida social das décadas que antecederam à Primeira Guerra Mundial, construindo uma interpretação estimulante e inovadora.

Obs: PDF de baixa qualidade

DOWNLOAD AQUI

Eric Hobsbawm - A era do capital

O livro discorre sobre o período entre a "Primavera dos Povos", em 1848, à "Grande Depressão", que teve início nos anos de 1870. É a história do triunfo global do capitalismo e de uma sociedade que acreditava encontrar o sucesso na livre iniciativa privada e na criação de um mundo de distribuição plena do material, da moral e do conhecimento. Surgia assim a sociedade de massas, impulsionada pela noção de "progresso". Como resultado, obteve-se de um lado o avanço maciço da economia do capitalismo industrial, da razão, da ciência e do progresso; de outro, operações militares cuja superioridade organizacional e tecnológica não tinham precedentes na História. As contradições que marcaram o período deram origem à modernidade do século XX. Este livro possibilita uma análise comparativa entre o liberalismo do passado e o neoliberalismo do presente. As imagens que o ilustram permitem ainda compreender os momentos históricos com base em outras fontes documentais.

DOWNLOAD AQUI

Eric Hobsbawm - A era dos extremos

"Era dos Extremos" é o clássico ensaio histórico do intelectual inglês Eric Hobsbawm sobre o século 20, no qual "mataram-se mais seres humanos do que em qualquer outra época" e o homem "chegou a níveis de bem-estar e a transformações jamais vistas", como definiu o jornalista Elio Gaspari em resenha sobre o livro. Com texto elegante e esclarecedor, Hobsbawm examina os acontecimentos, ações e decisões que moldaram o século, assim como seu legado de questões e impasses. Sua tese é de que o século teve início com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, e terminou com a derrocada da União Soviética, em 1991. Para ele, são três grandes eras: a da "catástrofe (de 1914 a 1948), marcada pelas duas grandes guerras, pelo surgimento dos fascismos e da URSS como alternativa ao capitalismo; a "era dourada" (de 1949 a 1973), com uma paz congelada na qual floresceu o capitalismo e se deu uma extraordinária expansão econômica e profundas transformações sociais; e, por fim, a fase do "desmoronamento" (1970-1991), na qual caíram por terra os sistemas institucionais que limitam o barbarismo humano, dando lugar à brutalização da política e à irresponsabilidade teórica da ortodoxia econômica, abrindo as portas para um mundo incerto. Hobsbawm também é autor de Democracia, Globalização e Terrorismo.

DOWNLOAD AQUI

Michel Foucault - História da loucura

Está fora de dúvida, hoje, de que a filosofia moderna tem em Michel Foucault um de seus pensadores mais representativos, um de seus “clássicos”. E a História da Loucura, continuamente refocalizada em toda a parte, vem mantendo a condição de obra que expressa aspectos fundamentais desse universo de pensamento. Mais do que isso, deve-se ressaltar o efeito revolucionário de seu discurso, à medida que pôs em xeque concepções longamente firmadas sob o rótulo de verdades científicas, como no campo da medicina psiquiátrica, em que sua análise crítica atingiu gravemente a operacionalidade terapêutica das noções tradicionais de sanidade e loucura. Assim, não é de admirar que no Brasil o seu impacto se fizesse sentir; não só nos estudos acadêmicos de filosofia, medicina, psicologia, ciências sociais, direito e outras áreas afins, como na prática legislativa, pedagógica, psicoterápica, médica e na formação de condutas sociais e políticas. E a Editora Perspectiva sente-se orgulhosa em contribuir para a divulgação desse livro ímpar, em nosso idioma e para nossa sociedade, mantendo-o à disposição de nossos leitores, em constantes reimpressões.

DOWNLOAD AQUI

Norbert Elias - O processo civilizador, Vol. II

Neste segundo volume, Elias examina as condições sociais, econômicas e políticas que provocaram mudanças na sociedade européia, desde os tempos de Carlos Magno até o século atual. Baseando-se em grande volume de dados históricos, sociológicos e psicológicos, formula uma originalíssima teoria sobre a formação do Estado. Este verdadeiro clássico na historiografia sobre o tema é considerado por estudiosos de psicologia, sociologia e história uma das maiores obras interdisciplinares das últimas décadas.

DOWNLOAD AQUI

Norbert Elias - O processo civilizador, Vol. I

Nesta obra-prima fascinante, divertida e muito acessível, Elias analisa a história dos costumes, concentrando-se nas mudanças das regras sociais e no modo como o indivíduo as percebia, modificando comportamento e sentimentos.

Norbert Elias buscou informações em livros de etiquetas e boas maneiras, desde o século XIII até o presente, para mostrar que nossos hábitos se colocam em um determinado estágio de uma evolução milenar. Elias prova que desde a Idade Média, em que o controle das pulsões era bastante reduzido, até os nossos dias, as classes dirigentes foram lentamente modeladas pela vida social, e a espontaneidade deu lugar à regra e à repressão na vida privada.

DOWNLOAD AQUI

Peter Burke & Asa Briggs - Uma história social da mídia

Uma História Social da Mídia apresenta uma análise dos meios de comunicação, destacando os contextos sociais e culturais em que emergem e se desenvolvem, além de traçar a história das diferentes mídias e das novas linguagens que elas criam para a civilização ocidental da invenção da prensa gráfica à Internet. Nos três primeiros capítulos, Peter Burke avalia os estudos dos meios de comunicação, da retórica ao ciberespaço, e analisa a história da Europa no período que antecedeu a era moderna da generalização da imprensa até as revoluções francesa e industrial. Asa Briggs em seguida delineia o percurso do vapor à eletricidade e examina em detalhe a história dos diversos dispositivos de comunicação que prepararam o caminho para os atuais computadores. No último capítulo, questiona-se a possibilidade de desenvolvimento de um ciberespaço capaz de dominar o espaço real da existência humana. Rico em fatos e curiosidades, esse é um volume imprescindível para todos aqueles que se interessam por estudos culturais, técnicas de comunicação e jornalismo.

DOWNLOAD AQUI

Jacques Le Goff - O apogeu da cidade medieval

O medievalista francês Le Goff faz uma análise do desenvolvimento da urbanização entre o século XII e 1340, enfatizando a história do cotidiano.

DOWNLOAD AQUI

domingo, 17 de janeiro de 2010

Michael Baigent & Richard Leigh - A Inquisição

Este livro é sobre a Inquisição em suas várias formas, como existiu no passado e existe hoje. Se ela surge sob uma luz dúbia, essa luz não precisa necessariamente estender-se à Igreja em geral.

Quanto a própria Inquisição, os leitores deste livro poderão constatar que foi uma instituição ao mesmo tempo melhor e pior que a descrita na parábola de Dostoiévski.

DOWNLOAD AQUI

Jostein Gaarder, Victor Hellern, Henry Notaker - O livro das religiões

O autor de O Mundo de Sofia mergulha neste livro no universo complexo e contraditório das religiões. Juntamente com o jornalista Henry Notaker e o professor Victor Hellern, ele investiga todas as formas de religiosidade, expondo suas semelhanças e diferenças, define e contextualiza religiões, apresenta deuses desconhecidos e oferece ao leitor a possibilidade de conhecer um mundo em que não faltam demonstrações de sabedoria, fé e, claro, muitos conflitos.

Cada uma a seu modo, todas as religiões exaltam valores como compaixão, fraternidade e honestidade, ao mesmo tempo em que expõem as fragilidades e contradições da natureza humana. Dos diversos conflitos que marcam as disputas religiosas no mundo à reafirmação da pluralidade de crenças, neste livro o escritor norueguês propicia um contato intelectual esclarecido e generoso em relação a um dos pilares da vida da humanidade. E isso mesmo quando mostra o ponto de vista de pessoas que não têm religião - como os ateus, os agnósticos, os materialistas, os racionalistas convictos, os marxistas e os humanistas radicais.

Com simplicidade e erudição, O Livro das Religiões descreve as características e a base de cada fé, e mostra também um abrangente quadro de referência das interrogações e angústias espirituais não-religiosas. Para complementar, a edição brasileira - a segunda no mundo, após a publicação original na Noruega - conta ainda com um apêndice sobre as religiões no Brasil, elaborado pelo cientista social Antônio Flávio Pierucci.

DOWNLOAD AQUI

Dee Brown - Enterrem meu coração na curva do rio

Enterrem meu coração na curva do rio é o eloqüente e meticuloso relato da destruição sistemática dos índios da América do Norte. Lançando mão de várias fontes, como registros oficiais, autobiografias, depoimentos e descrições de primeira mão, Dee Brown faz grandes chefes e guerreiros das tribos Dakota, Ute, Sioux, Cheyenne e outras contar com suas próprias palavras sobre as batalhas contra os brancos, os massacres e rompimentos de acordos etc. Enfim, todo o processo que, na segunda metade do século XIX, terminou por desmoralizá-los, derrotá-los e praticamente extingui-los.

Publicado originalmente nos Estados Unidos em 1970, sob o título de Bury my heart at Wounded Knee, o livro de Dee Brown – um dos maiores especialistas em história norte-americana da atualidade – tornou-se rapidamente um divisor de águas da maneira de se pensar a conquista do Velho Oeste. Propondo uma visão totalmente diferente dos heróicos e falaciosos filmes de faroeste, Enterrem meu coração na curva do rio encontrou eco na consciência norte-americana de então, incomodada pela guerra do Vietnã e pelas disputas raciais. De lá para cá, foi traduzido para dezessete línguas e vendeu quatro milhões de cópias, tornando-se o livro número 1 sobre a conquista do Velho Oeste e a história do extermínio dos pele-vermelha.

Uma obra que merece ser relida sob as conjunturas atuais, por lembrar sobre o alto custo e os baixos escrúpulos envolvidos nos chamados processos civilizatórios que forjaram o dito mundo desenvolvido de hoje.

DOWNLOAD AQUI

Fustel de Coulanges - A Cidade Antiga

Fustel de Coulanges (1830 - 1889) é um historiador francês que ocupou a cadeira de História da Idade Média na Sorbonne e dirigiu a École Normale Supérieure.
Sua Obra-prima é "La Cité Antique" (1864), onde explica o estudo do passado como um encadeamento lógico dos fatos, elaborando assim um método científico. Nesse estudo, Coulanges apresenta a história civil do mundo greco-romano centralizada toda no culto aos mortos.
A Cidade Antiga é um livro de leitura obrigatória.

DOWNLOAD AQUI

Michel Foucault - Vigiar e punir

É um estudo científico, documentado, sobre a evolução histórica da legislação penal e respectivos métodos coercitivos e punitivos, adotados pelo poder público na repressão da delinqüência. Métodos que vão desde a violência física até instituições correcionais.

DOWNLOAD AQUI

Peter Burke - A escola dos Annales

Primeira publicação que narra a história do movimento surgido na França, agrupado em torno da revista Annales. Ao dar estatuto de objeto de análise histórica a dimensões da vida privada, a Escola dos Annales abriu uma terceira via ao estudo da História, distanciando-se tanto da historiografia marxista quanto da história factual-biográfica. Peter Burke esclarece as coordenadas dessa refundação do método histórico analisando seus fundadores, Lucien Febvre e Marc Bloch, passando ainda por Fernand Braudel, Georges Duby, Jacques Le Goff e Le Roy Ladurie.

DOWNLOAD AQUI

Jacques Le Goff - História e memória

Reconstrói a evolução do conceito de história, indagando e confrontando as etapas dessa contínua pesquisa sobre a vida do homem, suas relações com o ambiente, os eventos e sua diferente temporalidade. O resultado constitui uma nova perspectiva para as principais questões da historiografia contemporânea.

DOWNLOAD AQUI

Jacques Le Goff - As raízes medievais da Europa


Relatando o passado da Europa na Idade Média o livro faz um correlação com a atual conjuntura daquele continente.

O autor insiste no caráter interdependente de vários aspectos da vida social da época medieval, sobretudo religião e política.

Quer ilustrar a idéia de que a Idade Média é a época do aparecimento e da gênese européia como realidade e representação, e que ela constitui o momento decisivo do nascimento, da infância e da juventude da Europa, sem que naqueles séculos houvesse a idéia ou a vontade de se construir uma Europa Unificada.

DOWNLOAD AQUI

Pedidos de livros


Salve, leitores.

Esta postagem, na realidade, servirá como uma espécie de tópico. Seu link ficará disposto na página inicial do blog. Usem os comentários para fazerem pedidos de livros. Se eu encontrar algum link para download do mesmo, postarei-o em uma postagem separada.

Por favor, não façam pedidos de best-sellers que não se encaixam com a proposta do blog. Pedidos deste tipo serão ignorados.

Prefácio

Salve, leitores.

É com orgulho que inauguro o Leitura ObrigaHISTÓRIA On Line, um blog aonde acadêmicos e entusiastas podem adquirir importantes obras nos mais diversos formatos.

Espero com este blog ajudar acadêmicos das mais diversas áreas que, por falta de condições, não podem ter em mãos algumas destas obras, democratizando o conhecimento.

Nenhum dos livros será hospedado neste blog. Todos os links são externos, sendo que em nenhum caso eu serei responsável pelo upload da obra.

Obrigado.